Qual a relação entre EXCESSO DE PESO e VARIZES?

No Brasil sobrepeso+obesidade já soma 50% da população e esse é um reconhecido fator de risco para aparecimento de varizes.

⚖️A obesidade aumenta a pressão intra-abdominal e está associado a presença de maior pressão e diâmetro das veias da perna, lentificação do fluxo nessas veias por dificultar o retorno venoso, aumento gradativamente a insuficiência dessas veias e o aparecimento de varizes.

🏋🏻‍♀️Além disso, pessoas obesas tendem a ser mais sedentárias, com musculatura de panturrilha menos efetiva e mobilidade do tornozelo diminuída, esses fatores diminuem a força da bomba da panturrilha que ajuda o sangue a subir pela veias.

Obesidade é também um estado pró-inflamatório e pró-coagulante, ou seja aumento o risco de trombose e flebite superficiais, que também aumentam as varizes e suas complicações como consequência!

Há maior predisposição desses paciente a terem mais sintomas e evoluírem para fases mais avançadas da doença como inchaço frequente, manchas escuras na pele e aparecimento de feridas (as úlceras varicosas!).

Além disso a cirurgia de varizes nesses paciente necessita cuidados especiais, já que é tecnicamente mais difícil (varizes mais profundas), há maior necessidade de re-tratamento (cirúrgico ou por espuma) e maior risco de complicações como infecção dos cortes, trombose e recanalização precoce da Safena quando tratada por Laser!

⏰Lembrando que nesses paciente a dor e inchaço nas pernas são uma junção de muitos fatores e não só culpa das varizes. Quanto antes tratar, menos complicações das varizes teremos!

✅O ideal é emagrecer nem que seja um pouco antes da cirurgia, para diminuir os risco. Mas apesar disso, alguns estudos mostram melhora dos sintomas tanto quanto os demais pacientes após os tratamento, mesmo que necessitem de múltiplos tratamento.

Unique Espaço Médico

Rua Oscar Freire, 1.431 - Cj105

Pinheiros - São Paulo - SP

Contato para dúvidas e agendamento:

Tel.: (11) 30634131

Deixe um comentário sobre seu atendimento com a Dra. Dafne Leiderman e aproveite para ver todos os reviews de seus pacientes.