‼️PEGUEI COVID-19, O QUE FAZER?‼️

👩🏻‍⚕️Pelo aumento dos casos de #Coronavirus e pico de internações, vale algumas orientações:

🚨 Se não é profissional de #saúde, teve contato (principalmente desprotegido) com alguém comprovado Covid + mesmo que na fase assintomática, o ideal é se isolar e observar se evolui com sintomas

🚨 Se vc esta com sintomas respiratórios independente de um contato conhecido, isole-se e aguarde 3-5 dias para coletar o exame de PCR.

🚨 se teve contato comprovado e sintomas respiratórios e 1o exame negativo, vale coletar novo PCR 2 dias depois, até la mantenha-se isolado

🚨 Onde coletar: se tiver convenio e sintomas, vai ao ps do seu convenio, se estiver assintomático pode fazer teste de farmacia que seja de antigeno, se nao tem condições e tem sintomas vá ao PS Sus

🚨 Covid+ sintomas de gripe e febre baixa, fique em casa isolado e descanse

🚨 Tenha sempre um plano de emergencia: p que hospital ir, quem vai te levar, não usar transporte publico

🚨 Se esta na duvida se deve ou não procurar ajuda, marque uma telemedicina

🚨 Piorou sintomas, mais cansado p respirar, respirado rápido, febre mto alta, ou tem fatores de risco p piora (obesidade, problemas de saúde prévios, mto idoso), melhor ter avaliação médica presencial

🚨 Não tome medicações que não sejam prescritas por um #médico. Não invente moda!! Medicações erradas e na hora errada podem piorar o quadro

🚨 Ideal hj é isolamento de 10 dias ou mais se ainda tiver sintomas. Para sair do isolamento ter mínimo 48hs assintomático.

🚨 Fim dos sintomas e do isolamento, movimente-se, atividade fisica leve

🚨 Tome vacina quando chegar a sua vez

Dúvidas? Perguntem a vontade!!

#covid19#pandemia#orientaçõesmedicas#pcr