Trombose Venosa

O que é a trombose?

A trombose venosa é o entupimento de um veia por um coágulo formado dentro dela. Pode ser dentro de uma veia profunda ou superficial , e pode acontecer em qualquer veia do corpo.

Quando é em uma veia superficial é chamada tromboflebite (você pode ler esse termo em alguns exames) e é menos grave. Quando em uma veia profunda é mais preocupante. As duas precisam de avaliação imediata do cirurgião vascular.

Quais são os sintomas?

A trombose mais comum é nas pernas e manifesta-se com dor, vermelhidão ou arroxeamento da pele e inchaço geralmente em uma das pernas (é característico ser assimétrico, de um lado só).

O que causa a trombose?

Pode acontecer espontaneamente com qualquer pessoa, mas é mais comum com aumento da idade, em obesos, uso de hormônios, fumantes, em quem tem câncer ou problemas no coração ou no rim, em gestantes, após grandes cirurgias ou internações e em portadores de trombofilia.

Acho que eu estou com trombose! O que eu faço?

Na suspeita procure um médico com urgência (no mesmo dia!), porque pode ser necessário realizar um ultrassom doppler da perna para descobrir se é trombose. E confirmando, é preciso iniciar o tratamento imediatamente.

É grave, doutora?

A trombose é potencialmente grave, SIM! A principal complicação é o tromboembolismo pulmonar (TEP) que é o desprendimento de uma parte do coagulo da perna que chega ao pulmão e entope uma parte da circulação. Na maioria das vezes o TEP é pequeno e não dá sintomas, ou é leve como um cansaço para respirar. Mas pode ser grande, precisar internar na e pode até levar a morte. Mais de 70% das tromboses tem trombos no pumão também e sem sintomas, um grande motivo para o seguimento com o cirurgião vascular.

Além do mais, uma trombose pode levar a dor, inchaço e varizes por anos, e isso é menor quando bem tratada, a chamada Síndrome Pós-Trombótica, que em casos graves podem dar úlceras varicosas.

E como é o tratamento?

O tratamento da trombose é feito com anticoagulantes, remédios ou injeções que afinal o sangue e evitam que a trombose atual aumente e que apareçam novas tromboses. Também é indicado repouso com as pernas elevadas, meia elástica e consultas com o cirurgião vascular.