Estenose de Carótidas

O que são as carótidas?

As artérias carótidas estão localizadas no pescoço bilateralmente e são responsáveis por levar o sangue para a maior parte do cérebro. Quando colocamos o dedo na lateral do pescoço, sentimos a pulsação das carótidas! Elas são muito importantes!

O que é estenose de carótida?

O surgimento de placas de gordura nas carótidas pode levar a redução do fluxo de sangue nessas artérias. que chamamos de Estenose de Carótida.  Essas placas de gordura são chamadas de aterosclerose (leia mais no tópico acima). Não dá sintomas enquanto pequenas e iniciais, mas essas placas de gorduras podem fragmentar ou juntar “sujeiras“ que podem ser empurradas pelo fluxo sanguíneo para o cérebro causando o AVC (acidente vascular cerebral) ou o popularmente chamado “derrame“.

O que é AVC ou derrame, doutora? É grave?

São sinais de AVC o adormecimento e paralisia de um lado do corpo, desvio da boca (“boca torta“), dificuldade de falar, desmaio, sonolência grave ou confusão mental. Esses sinais podem durar desde minutos (transitórios) até dias ou por longos períodos, deixando sequelas muitas vezes para o resto da vida!

Nossa, doutora! Como faço para evitar um AVC?

Quanto maior é a placa de gordura maior o risco de causar o AVC, e mais grave e permanentes podem ser as sequelas neurológicas. Nem todos os AVCs são causados por doença nas carótidas, mas o acompanhamento de placas ou estenoses carotídeas é necessário e medicações podem ser usadas para diminuir a progressão/aumento das placas. Quando o estreitamento causado pela estenose de carótida é muito acentuado pode ser necessário tratamento cirúrgico vascular, que pode ser por meio da cirurgia convencional (endarterectomia de carótida) ou cirurgia endovascular (por cateterismo, angioplastia de carótida com stent).

Unique Espaço Médico

Rua Oscar Freire, 1.431 - Cj105

Pinheiros - São Paulo - SP

Contato para dúvidas e agendamento:

Tel.: (11) 30634131

Deixe um comentário sobre seu atendimento com a Dra. Dafne Leiderman e aproveite para ver todos os reviews de seus pacientes.