Hiperidrose

Doutora, MEU SUOR NÃO É NORMAL!!. Eu molho o caderno ao escrever, tenho vergonha de cumprimentar as pessoas com a mão, não consigo usar chinelos ou sandálias porque o suor do pé molha e eu escorrego. Me sinto constrangida pelo suor excessivo e mal cheiro em baixo do braço, uso somente roupas pretas para não aparecer!

O que eu tenho?

Você tem um problema chamado Hiperidrose! É o aumento excessivo do suor, não associado ou desproporcional ao calor ou a atividade física. Ocorre mais comumente nas mãos, pés e axilas, mas ocorrer também na face, costas, barriga, virilha ou ser genelizado (em todos os locais). Geralmente, inicia na infância e adolescência. Quando inicia na fase adulta, devemos descartar outras doenças que podem levar ao aumento do suor, como problemas na tireoide e hormônios.

É grave?

Depende do que se entende por gravidade! Para quem tem hiperidrose é sim um fato grave, pode ser a pior coisa na vida, a qualidade de vida é ruim por constrangimentos frequentes, dificuldade social e profissional, as crianças sofrem bullying, os adolescentes tendem a se fechar para relacionamentos e programas que envolvam atividade física ou muito contato por vergonha ou por serem estigmatizados. Regiões de dobras podem ter problemas nas peles, como micose, vermelhidão, fissuras. Pode desencadear depressão e transtornos de ansiedade. Mas não leva a problemas graves de saúde como desidratação, problemas nos rins ou outros fatores de ameaça a vida..

Tem tratamento?

SIM hiperidrose tem tratamento, e é simples! O principal tratamento é o uso continuo de um remédio tomado por boca que faz diminuir o suor do corpo!  É ótimo e mais de 90% dos pacientes relatam melhora do suor e da qualidade de vida! O efeito colateral principal é a boca que fica mais seca, mas não piora a função do rim ou qualquer outro órgão importante. Associado a ele podemos prescrever desodorantes e cremes especiais! Aplicação de botox é um tratamento útil para regiões menores, porém acaba saindo caro o tratamento por ter que reaplicar a cada 3-6 meses para ter efeito.

E a cirurgia? Já ouvi falar!

Sim, o nome da cirurgia para hiperidrose é Simpatectomia! Já foi durante muito tempo o principal tratamento para essa doença, mas não é para todos os casos e tem um problema grande, ela pode levar ao aumento do suor em lugares antes normais, chamamos de Hiperidrose Compensatória! Esse aumento na maioria das vezes é discreto mas pode muito grande, piorando ainda mais qualidade de vida! Seca mãos e na axila, por exemplo, mas começa a suar muito na barriga, costas e nas pernas, a ponto de ter que trocar de roupa mais de uma vez por dia!! ë difícil querer correr esse risco né? Por isso hoje a primeira escolha é sempre o remédio!! Hoje a cirurgia é indicada no insucesso do tratamento com remédios.

CLÍNICA

Rua Eça de Queiroz, 488 - Paraíso - São Paulo/SP

Contato para agendamento presencial:

Tel.: (11) 5088 6674

Cel.: (11) 96324 9838

Contato para dúvidas:

  • Instagram
  • Facebook

CONTATO

AGENDE ABAIXO POR TELEMEDICINA OU PRESENCIAL:

© 2018 by Flavia Cury www.flaviacury.com