Aterosclerose

O que é Aterosclerose?

É a formação de placas de gordura e cálcio dentro das artérias, que progressivamente vão estreitando esses vasos, dificultando o fluxo do sangue até o seu completo entupimento!

É um termo que você ler nos laudos de seus exames de doppler ou tomografia!

É uma doença que pode acometer qualquer artéria do corpo, mas o que o mais nos preocupa são essas placas nas artérias mais importantes como: as artérias responsáveis por levar sangue para o cérebro (as carótidas), elas podem causar um AVC ou um derrame; nas artérias do coração (as coronárias), que pode causar um infarto; as artérias da circulação das pernas, que podem levar a queimação na batata da perna ao caminhar ou subir ladeira, dificuldade de cicatrizar feridas ou até a necrose um dedo do pé; as artérias que levam sangue p intestino, que pode causar dor muito forte na barriga após alimentar e perda de peso; e na aorta (o maior vaso do corpo humano), que pode jogar sujeiras para circulação da perna, ou obstruir a circulação do rim ou do intestino.

Mas porque essas placas surgem?

São a consequência de pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade e fumar, alimentação com muita gordura e açúcar, genética, sedentarismo! Mal controle dessas condi​ções tendem a piorar essas placas de aterosclerose ou ateroma.

É grave? Precisa operar?

Depende do grau de entupimento e da artéria que está afetada pela aterosclerose! A maioria dessas placas de aterosclerose não causa entupimentos graves nessas artérias importantes já mencionadas e por isso não precisa operar. Elas podem ser tratada com remédios para diminuir a velocidade de progressão da aterosclerose, que podem ser acompanhadas com exames frequentes solicitados e avaliados pelo cirurgião vascular! Caso tenha uma piora que coloque o paciente em risco, a cirurgia pode ser necessária.

É possível prevenir?

SIM, podemos prevenir a aterosclerose e podemos controlar seu crescimento!! Controle da pressão e da diabetes, atividade física e alimentação saudável. Com o uso de remédios para controlar o colesterol e afinar um sangue podem ser indicados. Mas é necessária uma avaliação do cirurgião vascular.

Unique Espaço Médico

Rua Oscar Freire, 1.431 - Cj105

Pinheiros - São Paulo - SP

Contato para dúvidas e agendamento:

Tel.: (11) 30634131

Deixe um comentário sobre seu atendimento com a Dra. Dafne Leiderman e aproveite para ver todos os reviews de seus pacientes.