Problema na Circulação das Pernas

A oclusão arterial crônica dos membros inferiores é o estreitamento ou entupimento progressivo da circulação da perna por placas de gordura e cálcio (aterosclerose).

Quais os sintomas?

Depende do grau do comprometimento desse problema de circulação das pernas! Em geral, não dá sintomas! Pode achar umas placas desses nas artérias, mas elas não chegarem a entupir a circulação, não ter muita repercussão no fluxo do sangue. Porém com a piora progressiva, pode levar a dor na panturrilha ou na coxa para correr, subir ladeiras, e com a piora da doença o paciente refere dor para caminhar distancias cada vez menores. Isso se chama claudicação intermitente, é a dor tipo queimação na perna para caminhar ou subir ladeiras/escadas, que ao parar, e ficar uns minutos em repouso parado ela some, e quando volta a andar, depois uma distância a dor volta de novo!

Na fase mais avançada da doença, essa dor  pode ser forte e surgir em repouso/parado, pode ter dificuldade para cicatrizar feridas ou infecções nos pés/pernas, os dedos podem ficar roxos ou até escurecidos. Quando machucamos o pé ou pegamos um infecção, o local precisa receber 7x mais sangue para ter uma cicatrização adequada, mas como o caminho principal do sangue está fechado (vasos entupidos), a cicatrização não acontece e piora ainda mais a perfusão da região afetada! Essa fase é grave!! Precisa de um cirurgião vascular com urgência, porque um dedo roxo ou preto é um sinal de alerta de risco de perder o membro! Sim, risco de amputação!

Mas por que entope a circulação?

Por vários fatores como pressão alta, obesidade, diabetes, colesterol alto, algumas doenças autoimunes, mas o mais importante é o TABAGISMO! Todos esses fatores contribuem para formação de placas de gordura dentro da circulação (leia mais aterosclerose). Precisa parar  de fumar imediatamente!  Se continuar fumando, o risco de amputação é cada vez maior!

Tem tratamento?

Claro! Primeiro, parar de fumar, controlar a pressão e o diabetes e ter uma alimentação saudável! Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos pode dia em uma velocidade moderada é o melhor tratamento para fase inicial da doença! Por mais que tenha dor, continue caminhando para ensinar para musculatura da perna e viver com menos sangue, e com o tempo estimula a formação de caminhos alternativos para sangue, substituindo o caminho principal que está entupido! Além disso remédios como o AAS e as estatinas (sinvastatina ou atorvastatina) são indicados para diminuir a progressão dessas placas que levam ao entupimento da circulação.  Consultas frequentes no cirurgião vascular ajudam no tratamento e facilita na identificação de qualquer pior ou lesão na pele.

Já na fase avançada a cirurgia pode ser necessária! Ela pode ser feita por cateterismo com uso de stents e balões para abrir os vasos por dentro. Ou pode ser necessário uma cirurgia convencional, as famosas “pontes de safena“ (um caminho alternativo para o sangue passar, pulando o trecho entupido). Depende do caso, por isso converse com o cirurgião vascular e tenha um acompanhamento adequado!