Fístulas Arteriovenosas

Meu rim não vai bem, meu médico disse que preciso de uma fístula!

 

O que é isso?

A confecção de fistulas arteriovenosas é comunicação de uma veia e uma artéria do braço, indicada para pacientes com falência dos rins e que já precisam ou vão precisar de hemodiálise, a maquina que substitui a função dos rins doentes.

Como é a cirurgia?

É uma cirurgia geralmente pequena, com alta do hospital no mesmo dia. Com o passar das semanas, a veia operada fica saltada e após 6 a 8 semanas, a fístula já poderá ser usada.

Qual a vantagem?

Muitas vezes o nefrologista (médico que cuida dos problemas dos rins) pode pedir que seja confeccionada a fístula antes mesmo de precisar de hemodiálise, o que é muito bom para o paciente já que a fístula proporcionará ao paciente o melhor acesso para realização da diálise quando necessário, ela tem menos associação com infecção e trombose de veias grandes quando comparada com uso de cateteres venosos para hemodiálise. Não há cateteres saindo da pele.

Como é o cuidado com a fístula?

A fístula não tem tempo limite para sua utilização, porém com o passar dos anos as fistulas podem trombosar ou evoluírem com estenoses com piora do fluxo ou inchaço do braço. Nesse momento é necessário procurar um cirurgião vascular com urgência. Há casos de salvamento de fístulas,  porém muitas vezes é necessário a confecção de uma nova fístula. Qualquer suspeita de problemas na sua fístula, procure vascular imediatamente!

CLÍNICA

Unique Espaço Médico

Rua Oscar Freire, 1.431 - Cj105

Pinheiros - São Paulo - SP

Contato para dúvidas e agendamento:

Tel.: (11) 30634131

Cel.: (11) 94306 0066

  • Instagram
  • Facebook

CONTATO

Deixe um comentário sobre seu atendimento com a Dra. Dafne Leiderman e aproveite para ver todos os reviews de seus pacientes.

© 2018 by Flavia Cury www.flaviacury.com