Aneurisma de Aorta

O que é um aneurisma?

Aneurisma é qualquer dilação de uma região de um vaso além de 50% do seu tamanho habitual e pode acontecer em diversos vasos do corpo. Essa dilatação é progressiva causada pela força da pressão do sangue na parede doente do vaso.

O aneurisma de aorta é o que mais nos preocupa porque a aorta é o maior vaso do corpo humano com um grande fluxo de sangue.

O que sentiria se tivesse um aneurisma na aorta?

Nada! O aneurisma de aorta é uma doença geralmente silenciosa, que é descoberta em um exame de imagem realizado por outros motivos quaisquer ou pelo próprio paciente ou médicos ao palpar a barriga sentindo uma “bola que pulsa“.

Mas o ANEURISMA DE AORTA é grave , Doutora?

SIM, aneurisma de aorta é uma doença potencialmente GRAVÍSSIMA, pode ser inclusive FATAL!! Apesar de não sentir nada, é precisa muita atenção e fazer o diagnostico precocemente! O aneurisma funciona como uma bexiga, quanto mais enche, maior fica, sua parede fica mais fina até que pode chegar a estourar. Quando rompe, o aneurisma de aorta pode levar a morte em mais de 90% dos pacientes (é uma causa de morte súbita), e muitas vezes não dá tempo de ir até o hospital e receber o melhor tratamento possível. Além disso, os aneurismas podem embolizar, ou seja, soltar “sujeiras/coagulos“ e pode fechar da circulação das pernas ou do intestino, piorando todo o quadro! Quando seu crescimento é acelerado pode dar dor na barriga!

Então o aneurisma de Aorta precisa ser operado de urgência?

Após o diagnostico deve ser discutido a necessidade do tratamento cirúrgico imediato ou acompanhamento com exames. Essa decisão é feita com base no diâmetro máximo do aneurisma, que esta diretamente associado ao risco de ruptura do aneurisma, sua principal complicação. Como o crescimento do aneurisma geralmente é lento, se ele for pequeno o risco de romper é baixo e por isso não vale a pena correr os riscos da cirurgia, nesses casos que não optamos por operar, fazemos seguimento com exames de imagem a cada 6m-1ano a depender do seu estágio!

E como é a cirurgia?

A depender do diâmetro é indicado o tratamento cirúrgico, que pode ser feito com cirurgia aberta (corte na barriga) ou endovascular (por cateterismo pela virilha). Essa decisão é feita com base na idade, anatomia particular dos vasos de cada paciente com aneurisma de aorta (o tamanho e formato do vaso) e os outros problemas de saúde do paciente. Todos esses fatores nos ajudam a escolher o melhor tratamento individualmente para cada paciente.

Mas se não sente nada, como vou saber se tenho ou se meu pai tem aneurisma da aorta?

É recomendado pesquisar com exames incluídos no Checkup Vascular, em exames de rotina o aneurisma de aorta pode ser descoberto! A Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular indica essa pesquisa ativa em todos os homens com 65 anos ou mais (alguns dizem a partir dos 50 anos), principalmente tabagistas, hipertensos e com histórico familiar. Procure um cirurgião vascular! Alerte quem está próximo de você para esse problema silencioso.